sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Luiz Gonzaga – O Rei do Baião

 
 
Todos conhecem a história de Luiz Gonzaga – O Rei do Baião.
Contada por ele mesmo em algumas de suas músicas e tema de vários livros, documentários e filmes, como o recentíssimo sucesso de bilheteria “Gonzaga - De Pai pra Filho”. Sua biografia não é segredo para ninguém. Mas poucos conhecem a história do Maçom Luiz Gonzaga, nosso saudoso Ir.'. Luiz Gonzaga.
Iniciado no dia 03 de abril de 1971, na Augusta e Respeitável Loja Simbólica “Paranapuan” Nº 1477, de obediência do Grande Oriente do Brasil - GOB, no Rito Moderno” ou "Francês" no Oriente da Ilha do Governador/RJ. Foi Elevado ao Grau de Companheiro Maçom, no dia 14 de dezembro de 1971 e Exaltado ao Grau de Mestre Maçom, no dia 05 de dezembro de 1973. Tendo como seu "padrinho" o irmão Florentino Guimarães, membro do quadro da Loja "Paranapuan".
Nos Altos Graus da Maçonaria foi iniciado no Grau 4 do Rito Moderno, no dia 10 de agosto de 1984, no Sublime Capítulo "Paranapuan", jurisdicionado ao
Supremo Conselho do Rito Moderno. Embora não pudesse ter assiduidade em sua loja mater em razão de suas conhecidas viagens pelo pais, não perdia a oportunidade de frequentar as Lojas Maçônicas dos Orientes onde passava. Nessas Lojas conheceu muitos IIrr.'. que são testemunhas de sua dedicação e compromisso com a Sublime Ordem.
Para selar este amor e dedicação, homenageou a Ordem, compondo, em parceria com o Ir.'. Orlando Silveira, a música Acácia Amarela, cuja gravação ocorreu em 1981, e foi incluída no elenco do CD "Eterno Cantador".
Ao retornar a Exu, encontra com IIrr.'. que precisavam se deslocar até o Oriente de Ouricuri-PE para participar dos trabalhos maçônicos. Inconformado com tal situação, une os IIrr.'. com o objetivo de fundar uma Loja em Exu.
Pouco tempo depois, em 1988, são erguidas as colunas do templo maçônico da Aug.'. e Resp.'. Loja Simbólica Força da Verdade nº 59, com obediência à Soberana Grande Loja Maçônica de Pernambuco, cujos trabalhos eram realizados na Sede da Fundação Vovô Januário, espaço cedido pelo saudoso Ir.'..
Após seu chamamento para o Oriente Eterno, no dia 02 de agosto de 1989, os membros daquela oficina resolveram, como forma de agradecimento pelo seu valoroso empenho em trazer a maçonaria para nossa cidade, rebatizar a Oficina que passou a ser chamada de Loja Maçônica Ir.'. Luiz Gonzaga nº 59. Uma minúscula homenagem àquele que tanto fez pela Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário